segunda-feira, 28 de maio de 2007




Paulo Borges lança fórum contra o Aquecimento Global


O deputado estadual, e também titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia, reuniu especialistas de todo o Estado na 1ª edição do Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental no.


O encontro foi realizado no Jardim Botânico, no dia 19 de abril. Estavam reunidos mais de 20 especialistas, entre representantes do Núcleo de Pesquisas Antártica e Climáticas (NUPAC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de SP (INPE), órgãos do Estado (FEPAGRO, CORSAN, CEEE, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), e pesquisadores da área. No encontro foi debatido as conseqüências do aquecimento global no RS e a proposição de um cronograma de estudos, ações de prevenção e aplicação de políticas pública.

IPCC na base da discussão


Os desafios desenhados pelo recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) reforçou a iniciativa do Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental no RS.

Segundo o IPCC, 90% das alterações no meio ambiente são causadas pelo próprio homem. Borges defende que esta é a máxima para o início do conhecimento das entidades especializadas nos mais variados aspectos sobre o clima gaúcho, seguida de estudos e avaliações de seu impacto.

A intenção do deputado é que, a partir do fórum, seja possível uma atuação constante da Assembléia Legislativa no acompanhamento de estudos sobre o clima gaúcho, e assim "gerar ações de educação ambiental e preservação do meio ambiente".

Nenhum comentário: