quinta-feira, 5 de julho de 2012

Paulo Borges trabalha pela implantação do Disque 123 para a doação de órgãos

Deputado teve uma audiência esta manhã com o Secretário da Saúde Ciro Simoni

 Fotos: Patrícia Paes 
O Deputado Paulo Borges esteve na Secretária Estadual da Saúde, na manhã desta quinta-feira (05/07), em reunião com o Secretário Ciro Simoni. Na pauta do encontro, a implantação do Disque 123, que passará a ser o novo número da Central de Transplantes de Órgãos do RS.
A lei nº 13943/2012 que institui o serviço do Disque Doação de Órgãos, foi aprovada por unanimidade no Plenário da Assembleia Legislativa, em dezembro passado, e publicada este ano.
“Agora só falta uma ação do governo estadual para agilizar a implantação deste número de telefone de fácil memorização e gratuito para todo o RS.
Hoje a Central de Transplantes tem um número fixo convencional de oito dígitos, que quase ninguém conhece. Além disso, quem liga do interior do estado paga por uma ligação interrurbana”, declara o Deputado.
O secretário Ciro Simoni parabenizou o Deputado pela criação da lei que vai facilitar o acesso à Central de de Transplantes, aos registros de mortes cerebrais e, com isso, estimular a doação de órgãos. Mas não definiu uma data para a implantação do serviço. “Posso me comprometer com o Deputado a fazer um levantamento sobre as condições técnicas para colocar o Disque 123 em funcionamento”, declarou o secretário.
Segundo dados oficiais, em todo o Rio Grande do Sul cerca de 3 mil pessoas estão na fila por um transplante. O Estado que já foi o campeão nacional em captão de órgãos, teve um descréscimo de 70% das cirurgias de transplantes nos últimos anos. Há uma estimativa da Organização Mundial da Saúde que se 1/3 das mortes cerebrais resultassem em doação de órgãos, não haveria mais espera para transplantes de órgãos.

Nenhum comentário: