O Deputado Paulo Borges participou do Grande Expediente nesta terça-feira que prestou uma homenagem aos 18 anos do Instituto da Mama do RS. Num discurso emocionado, o deputado saudou os participantes e lembrou de sua mãe, que faleceu em decorrência da doença em 1985. Disse que em razão da sua experiência pessoal, fez das questões da saúde uma das suas principais lutas como político.
Parabenizou o trabalho incansável da presidente da entidade, Drª Maira Caleffi, que através do IMAMA incentiva a detecção precoce da doença. O parlamentar também lembrou da lei de sua autoria, aprovada por unanimidade no Plenário em 2007, que prevê a criação de Comitês de Tolerância Zero para o Câncer de Mama no RS, e que já é realidade em várias cidades gaúchas.
“Podemos evitar a perda de vidas para essa doença que evolui rapidamente, mas que tem até 95% de chances de cura se detectada em seu estágio inicial. Por isso, todos devem fazer o auto exame regularmente, não só as mulheres. Os casos de homens com câncer de mama tem aumentado e precisamos prevenir”, declarou Paulo Borges.
Ao final da homenagem, proposta pela Deputada Zilá Breitenbach, a Drª Maira Celeffi recebeu das mãos do presidente da AL, Adão Vilaverde, uma placa comemorativa pelo aniversário do IMAMA e posou ao lado de todos os parlamentares presentes na homenagem.
Na entrevista para a TV Assembleia, o Deputado parabenizou mais uma vez o trabalho do IMAMA e falou sobre a Lei que criou para incentivar e promover a prevenção e tratamento do câncer de mama, através de comitês que reúnem médicos, profissionais especializados e representantes da sociedade civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário