quinta-feira, 10 de junho de 2010

Veja a entrevista concedida ao jornal "O Boto", de Imbé



FRENTE A FRENTE


Ferreira -O câncer de mama é a maior causa de morte de mulheres entre 35 e 54 anos . No Brasil, a cada 36 minutos morre uma mulher. O Rio Grande do Sul é líder negativo no País. Por ano, segundo o Inca, cerca de mil gaúchas morrem. O que está sendo feito para melhorar essa realidade?!

Paulo Borges - “Esses números são assustadores. Pior ainda, é verificar que nada estava sendo feito. Há 2 anos criei um projeto de lei que cria Comitês de Tolerância Zero Contra o Câncer de Mama no Estado. O projeto foi aprovado por unanimidade e sancionado pela governadora. Desde então, contamos finalmente com uma lei para proteger a saúde das gaúchas.

Ferreira – Os municípios já estão sendo beneficiados? Como funciona?!

Paulo Borges – Mais de 30 municípios já estão implantando os comitês. Desde que foi sancionado, contamos com a parceria do Instituto da Mama, o conhecido IMAMA. Então, funciona assim: os comitês são verdadeiramente apartidários. Eles devem ser constituídos por ongs locais, preferencialmente as que já atuam com saúde da mulher. Profissionais da saúde, lideranças comunitárias, iniciativa privada e, claro, poder público local podem se unir para montar o comitê. É o que prevê a regulamentação da lei.


Ferreira – Podemos dizer deputado, que já foi então um grande progresso nesse sentido?


Paulo Borges – Claro que sim! Ainda temos muito trabalho pela frente, mas o principal já está feito. Os comitês terão poder fiscalizador, ou seja, poderão exigir de quem quer que seja, direitos e deveres para trabalhar na prevenção, no tratamento e, principalmente, na agilidade no atendimento.


Ferreira – O senhor falou agilidade... é verdade. Trata-se de uma doença que corre contra o tempo.


Paulo Borges – Exatamente! Se diagnosticada a tempo, as chances de cura são mais de 90% por cento.


Ferreira – Estamos observando que o senhor é bem atuante na área da saúde. Isso tem a ver com o fato de ser titular da comissão de saúde na Assembléia Legislativa?!


Paulo Borges – Sim, por um lado sim. Por outro, Ferreira, eu e a minha equipe do gabinete sempre pensamos em fazer um mandato diferente. E o que seria um mandato diferente?! Bem, como no legislativo o que podemos fazer em essência é legislar e fiscalizar, estamos atuando em defesa das pessoas.


Ferreira – Por exemplo?


Paulo Borges – Por exemplo, quando criamos projetos que atendam as necessidades das pessoas, da comunidade. Os comitês contra o câncer de mama sâo um bom exemplo. Outro é a Frente Parlamentar de Combate a Aids, do qual sou coordenador e que está trabalhando para não faltar medicamento e contra a discriminação dos portadores.


Ferreira – Ah, também lembro de uma campanha contra as drogas.


Paulo Borges – Tu está bem por dentro. Isso, estamos trabalhando fortemente em uma campanha de orientações aos pais contra o crack. Material explicativo, e palestras para pais e educadores tem sido o nosso foco. Acreditamos que só atacando o problema na raiz é que estamos fazendo a coisa certa.


Ferreira – O senhor é conhecido pelo seu bom humor na TV, enquanto homem do tempo e pela seriedade enquanto parlamentar. Comente sobre.


Paulo Borges – Pois é, quem me conhece e trabalha comigo diz que eu continuo sendo a mesma pessoa de sempre. E é verdade. Tenho aprendido muito na política – o que é bom, claro! Por outro lado, devo agradecimentos. Aos meus eleitores que me colocaram aqui prá trabalhar e à minha grande equipe. Em especial ao Zezo, ex-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, que é coordenador da nossa bancada na Assembléia. Em todos os projetos e momentos ele tem sido o nosso grande parceiro. Para o litoral, por exemplo, ele me ajudou a propor emendas para o orçamento de 2010 que ultrapassaram os 350mil. Acho que isso é trabalhar com vontade. Trabalhar com seriedade.

Nenhum comentário: