sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Impasse

Verbas federais não estão sendo repassadas pelo estado

Paulo Borges, coordenador da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção à Aids e Tuberculose, esteve na Plenária do CES, ocorrida ontem, e espera uma solução entre estado e federação

A falta de um medicamento nas farmácias foi o propulsor da aparição de uma evidente falta de organização da Secretaria da Saúde. Em plenária do Conselho Estadual de Saúde (CES), ontem, no Centro Administrativo, em Porto Alegre, diversas entidades, ONGs e instituições estiveram representadas para ouvir as palavras dos órgãos públicos sobre o por que da grande disseminação do vírus HIV/Aids no Rio Grande do Sul.

Mariângela Simão, representante do Ministério da Saúde (MS), apresentou os dados coletados pelo órgão ao longo de 2009. A funcionária federal explicou o método de pesquisa do Ministério, que considera mais amplo do que a pesquisa estadual, e evidenciou o valor da verba disponibilizada pela federação ao RS e a inatividade desse dinheiro pelo estado. “Mais de 4 milhões são repassados anualmente para o combate à Aids”, informou Mariângela.

O deputado democrata observou uma falta de organização do estado no momento de manusear a verba: “O combate à proliferação dessa epidemia é feita com prevenção. O estado não está investindo o suficiente para deter o avanço da Aids”. Na semana passada, Borges foi a Brasília, acompanhado do Simers, reunir-se com o MS para avaliar as causas desse preocupante avanço do vírus HIV no estado. “Se a solução for o repasse direto do Ministério da Saúde as entidades e o correto investimento, vamos acatar a decisão. O que não pode acontecer é o Rio Grande do Sul ser o líder negativo de incidência da epidemia”, concluiu o parlamentar.

Um comentário:

Escritor disse...

Sabe gente!..Assim como a maioria das pessoas,eu estava um tanto decepcionado com política,devido a desencantos com nosso governo em não apoiar as ONGS humanitarias que dirijo. Pensei porém que pior seria descer do trem na estação chamada desânimo. Procurei então alguém que me mostrasse um caminho diferente sintonizado com uma postura altruísta e comportamento de cárater ético. E pra meu espanto encontrei no Paulo Borges[Homem do Tempo],todas estas qualidades e outras mais. Além do mais temos uma visão semelhante e filosofia de vida competamente iguais. Votem nele gente!!
PAULO BORGES P/DEPUTADO ESTADUAL /2500/ "É POSSÍVEL FAZER POLÍTICA COM HONESTIDADE"!!