terça-feira, 22 de setembro de 2009

Jornal Querência

Confira a minha coluna deste mês no jornal Querência:

Os gaúchos e a revolução

Nosso estado foi palco de uma revolução singular no Brasil, a Revolução Farroupilha, também chamada de Decênio Heróico. Nos rebelamos contra a federação, que estava cobrando altos impostos pelo charque, principal produto de exportação do Rio Grande do Sul na época, e aumentando significadamente o preço de importação do sal, insumo básico para fabricação do charque. Os farrapos, que lutavam por uma independência alcançada por tempo determinado, obstinavam uma justiça econômica do Rio Grande para com os outros estados. Nossa região era alvo de disputas constantes entre portugueses e espanhóis, fato que incomodava o governo central e despertou a vontade de "punir" aos sulistas com intervenções econômicas injustas.

O legado

Até hoje lembramos da guerra não como uma guerra vencida ou perdida, mas sim pela capacidade de indignação, de não se curvar a imposições prejudiciais ao nosso estado. O gaúcho, visto pelo resto do Brasil, é autêntico. Devemos nos orgulhar disso. Somos um povo de luta, de respeito e lealdade. O mês de setembro é repleto de comemorações e lembranças de uma revolta inspiradora e que deixa seu legado até hoje em nosso brio.

Corrupção não faz parte de nossa tradição

É com muita tristeza que vemos o alastramento da corrupção no Rio Grande do Sul. Isso tem que ter um fim. O povo gaúcho não pode se declinar a um fato de tamanha relevância. O atual governo é alvo de denúncias no desvio de mais de 300 milhões de reais, juntando as duas fraudes que o Ministério Público denúncia (Operação Rodin e Operação Solidária). Não podemos aceitar que o nosso dinheiro vá para bolsos de corruptos. Por isso, acompanhe o trabalho da CPI da Corrupção, denuncie o que achar que está errado, cobre dos gestores públicos o que não está sendo feito. O Rio Grande do Sul vive em uma democracia. Sendo assim, o povo deve fazer a sua parte.

Fato a lamentar

Escutas telefônicas reveladas na CPI da Corrupção. Trechos dão conta do desvio de verba pública intermediado por deputados eleitos pelo povo.

Fato a comemorar

A ajuda humanitária de 5 milhões do governo federal aos desabrigados pela forte chuva que atingiu nosso estado no mês de setembro.

Nenhum comentário: