quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Grande Expediente

A sociedade e sua participação
no atual momento do RS


Paulo Borges foi o proponente da sessão que antecedeu a Ordem do Dia na Assembleia Legislativa, o tema foi "A Importância da Participação da Sociedade no Atual Momento Histórico no RS"





A sessão, que teve início em torno das 14h, contou com a participação de diversas entidades, instituições governamentais e sindicatos. Entre os presentes, representantes do CPERS, Sindicato dos Jornalistas, Sindicato dos Músicos Profissionais, OAB/RS, Conferência Nacional dos Bispos e diversas entidades de grande importância no estado.

Nos 20 minutos regimentais, Paulo Borges enfatizou em seu discurso, buscando diversos exemplos históricos, o quão importante é a participação da sociedade nos momentos de crise e fez um chamamento à sociedade para que se posicione sobre as ações dos poderes constituídos, e que ajude a fiscalizar e auxiliar no esclarecimento de fatos - sem pré-julgamentos ou preconceitos - mas que esteja atenta e atuante para combater a corrupção do Rio Grande do Sul e do Brasil, em todos os níveis.




Borges lembrou o início da década de 1960, quando o Rio Grande do Sul foi o berço da Campanha da Legalidade, liderada pelo falecido Leonel Brizola. Os Caras-Pintadas, movimento recente em nossa história de redemocratização, também agregou-se ao discurso inflamado e aplaudido pelas pessoas que acompanhavam nas galerias.

Usando tais exemplos, o parlamentar conclui trazendo à tona o atual momento histórico no RS, onde as ondas de denúncias, renovadas diariamente pela imprensa, contaminam a sociedade com desgosto e repúdio aos três poderes. " Duas operações de corrupção ou desvio de dinheiro público que estão sendo investigados envolve aproximadamente 344 milhões de reais deste Estado. Por favor, façam o cálculo de quantas viaturas, quantos leitos hospitalares, quantas salas de aula, quantas ambulâncias e ações para retirar as crianças das ruas, dependentes químicos retirados das ruas poderiam ser feitos com essa soma astronômica.", enfatizou o Líder da Bancada do Democratas na Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário: