quarta-feira, 2 de abril de 2008

SEGURANÇA

Mais de 300 taxistas são assaltados
por mês na Região Metropolitana

Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (2) pelo deputado Paul Borges (DEM), durante audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos para debater a falta de segurança dos taxistas.

Somente na Região Metropolitana são registrados aproximadamente 300 assaltos a taxistas por mês. Em um ano, o número supera a marca dos 3 mil, sem contar os casos que não chegam ao conhecimento dos órgãos competentes e responsáveis pela segurança da sociedade. Os dados foram apresentados pelo deputado Paulo Borges (DEM), que propôs a audiência pública à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos para debater o tema.


Foto: Marco Couto / Ag AL)



"Espero que depois de ouvirmos a categoria e representantes do governo possamos dar um encaminhamento à questão, sem a necessidade de empurrarmos um pouco mais com a barriga um problema que aumenta a cada dia", disse Borges. Essa também é a expectativa do vice-presidente da Cooperativa dos Motoristas e Proprietários de Veículos (Cooperaux), Mário Neto, que se reuniu recentemente com o secretário adjunto da Segurança Pública, Dagoberto Albernaz Garcia e, segundo ele, recebeu promessas de barreiras, blitzes e mais policiamento em pontos fixos. "São promessas e mais promessas que não se concretizam e angustiam taxistas e familiares que têm que sair todo o dia para trabalhar sem a certeza de que voltarão para casa", lamentou Neto.


Presidida pelo deputado Marquinho Lang (DEM), participam da audiência pública o diretor adjunto do Departamento de Inteligência da Segurança Pública, major Luiz Antônio De Leon, os comandantes de Policiamento da Região Metropolitana, coronel Paulo Roberto Deiques, e de Policiamento da Capital, coronel Jarbas Rogério Carvalho Vanin, o gerente de Controle de Operações de Transporte da EPTC, Felipe Sias, e o presidente do Sintaxi, Luiz Borgs Nozari. Também acompanham o debate os deputados Cassiá Carpes (PTB) e Paulo Brum (PSDB).

Fonte: Agência de Notícias/Assembléia Legislativa