segunda-feira, 7 de abril de 2008

Aquecendo a consciência...
Alunos, professores, especialistas e a comunidade de Rio Grande unidos pelo meio ambiente



Foto: Gabinete Paulo Borges/divulgação


A Fundação Universidade do Rio Grande do Sul (Furg) foi a sede para discussões e debates sobre Educação Ambiental. O "III Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental" levou mais de 300 pessoas ao Anfiteatro do Campus Cidade da Furg durante toda a última sexta-feira, 4 de abril, e reuniu especialistas na área ambiental em seminários e palestras divididas em quatro painéis.


O fórum teve como tema principal o aquecimento global e abordou causas e conseqüências do problema e buscou conscientizar os participantes a prevenir e minimizar o problema. O evento teve início por volta das 10h30min. O primeiro painel reuniu os professores do departamento de Geociências da Furg, Carlos Tagliane e Nísia Krushe, e o professor do Centro de Estudos Costeiros (Ceco) da Ufrgs, Nelson Grueber, que falaram sobre o "Aquecimento Global e seus efeitos na metade sul do RS". Em seguida o professor do Departamento de Física Da Furg, Maurício Mata; a professora de Oceanografia , Mônica Muelbert, e os membros da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Suzana Martins e Luiza Chomenko estiveram à frente do painel "Aquecimento Global e seus efeitos na Antártida".


O terceiro painel aconteceu à tarde reunindo o representante da Corsan, Jorge Furtado, e o professor da Furg, Jorge Alberto Costa. Por fim, o diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos, e o representante da Ong Força Verde, Lélio Falcão, ministraram o último painel "Aquecimento Global: políticas públicas e impactos econômicos e sociais".


Foto: Gabinete Paulo Borges/divulgação


Grueber, professor do Ceco, falou da importância de especialistas saírem da área acadêmica para transmitir miúdos a questão do aquecimento global, de forma abrangente e trazendo para uma realidade regional e local. "É preciso urgente a mudança da mentalidade e educação das pessoas, a realização de um novo modelo e planejamento de ocupação das áreas urbanas e costeiras. Principalmente em Rio Grande, que vive uma fase de desenvolvimento e expansão", argumentou.


O deputado estadual Paulo Borges (Dem), idealizador do fórum, afirmou que esse terceiro fórum em Rio Grande marca mais um avanço da iniciativa, contando com a participação dos estudantes. "É fundamental a participação e o interesse desses alunos. É importante criar essa consciência desde cedo, além de que eles serão nossos palestrantes futuros", explica.


Conforme ele, apesar do foco ser o aquecimento global e suas interferências , os especialistas conseguem transmitir ainda uma outra noção de evolução natural e de conscientização ambiental. "A cada novo fórum agregamos mais profissionais e temos estudos , até então engavetados para a sociedade", afirma.


O deputado ressaltou ainda que o aquecimento global hoje é um problema debatido no mundo inteiro, e o Brasil ainda não acordou para essa realidade. Por isso, a importância de conscientizar as pessoas de forma que possam colaborar para a sustentabilidade ambiental das suas comunidades e consequentemente do planeta. "É necessário prevenir esse problema para que ele não chegue a uma escala ainda maior", afirma.


O "Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental" foi criado pelo deputado Paulo Borges com o objetivo de levar o debate ambiental às várias regiões do Estado e buscando a conscientização dos gaúchos. O primeiro evento aconteceu em março de 2007, em Porto Alegre, na Fundação Zoobotânica do RS, e buscou inicialmente formatar o evento. O segundo fórum foi realizado em Imbé, no Litoral Norte, e já conseguiu levar a sociedade às palestras. A idéia é que até o fim deste ano o fórum chegue às demais regiões do Estado.

Jornal Agora/ Rio Grande/ 5 e 6 de abril