sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Leia mensalmente a coluna "Conversa com Paulo Borges" na Nova Revista de Viamão.


* Caro leitor,


Nas colunas anteriores você soube um pouco mais sobre as minhas atividades durante meu primeiro ano enquanto parlamentar. Neste ano que se inicia você terá com certeza novidades e poderá acompanhar de perto os resultados das ações do nosso gabinete. Nessa edição gostaria que você soubesse um pouco mais sobre o Paulo Borges.


Abaixo, confira a matéria

Do jornalismo para a política


Paulo Borges, jornalista conhecido por apresentar a previsão do tempo mais irreverente do Estado, foi recordista de votos para deputado estadual no Rio Grande do Sul.


O quadro fez tanto sucesso que ficou no ar por mais de 10 anos. Os gaúchos só saíam de casa depois de ver "o homem do tempo" com suas entrevistas descontraídas e as pegadinhas diárias. Com sol ou com chuva, lá estava ele.


Tanta interação e cumplicidade com a população fez despertar em Paulo Borges um desejo arraigado: entrar para a política. Em 2006, o jornalista candidatou-se a deputado estadual pelo PFL (hoje Democratas) e foi eleito com 113.151 votos obtidos em todas as regiões do Estado, votação recorde para a 52ª Legislatura da Assembléia Legislativa.


Hoje, mesmo desenvolvendo atividades como parlamentar, ele é deputado estadual e continua sendo o "homem do tempo" dos gaúchos, participando de programas de rádio e televisão do RS, com a previsão do tempo à sua moda. Fazendo a previsão do tempo para as rádios do interior e diariamente na tela da tv pampa as 12h15min.


No clima de Paulo Borges


Recorde no Ibope - "Entrei na televisão para apresentar a meteorologia dentro de estúdio com mapa, e acabei ganhando um quadro", explica. Ele conseguiu quebrar a forma dura do telejornalismo, e criou um novo produto, "fazendo com que as pessoas saíssem de casa de bem com a vida", opina. O reflexo, pontos no Ibope nunca antes alcançados naquela faixa de horário e programa.


Por tudo, tornou-se conhecido como um cara brincalhão e singular. Paulo é exatamente a pessoa descontraída da previsão do tempo. Atende a todos que o procuram e com as suas brincadeiras, formou um público diversificado, agradando adultos e crianças.
Até Bíblia já vendeu


O porto-alegrense, antes de se tornar jornalista, exerceu diferentes atividades. "O sonho de todo guri é ter uma banda e um bar e eu realizei os dois", lembra.


Mas não pára por aí. Experiência de vida é o que não lhe falta. "Já fui dono de bar, vendi seguros, comercializei imóveis, trabalhei com advocacia, vendi jóias, fui baixista de uma banda de jazz, proprietário de uma produtora de shows e até vendedor de Bíblia". Para ele, os trabalhos anteriores ao jornalismo lhe deram a capacidade de improviso que tem hoje. Cita a produtora de shows P&C Produções, de sua propriedade nos anos 80, como uma grande experiência.


"Fomos nós que trouxemos a Porto Alegre cantores como Cazuza, Kid Abelha, Lulu Santos, Barão Vermelho, Ivan Lins, Paralamas do Sucesso, entre outros", recorda Paulo.


Faça sol ou chuva


Com sol ou com chuva, Paulo Borges acordava todos os dias às 4h da manhã para começar as atividades. Sua rotina ia desde verificar a meteorologia, contatar convidados e vai para o local de gravação para as 6h30 estar a postos no programa. Naquele período, procurava intercalar seu tempo entre praticar esporte e passear com sua filha, a pequena Estela, de 9 anos. "Na verdade detesto rotina, então vou diversificando, não tenho uma programação fixa", explica.


Hoje, as discussões no parlamento e a criação de projetos foram incluídos na sua rotina. Além disso o parlamentar atuou e diz que atuará sempre contra o aumento de impostos.


Paulo Borges na Casa do Povo


Desde que assumiu como Deputado Estadual, Paulo Borges já protocolou o Programa Tempo Bom para a Cultura, o Código de Defesa do Contribuinte, o projeto que agora é lei destinado a criar comitês em todo o Estado com a missão erradicar o câncer de mama, e criou o Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental no RS e o Grupo do Fórum. Alem disso, na Casa do Povo, Paulo Borges é líder de bancada do Democratas, vice-presidente da Comissão de Ética, e titular de duas Comissões na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul: a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente .


Veja mais:


Página do deputado na Assembléia - http://www.al.rs.gov.br/dep/site/index.asp?txtIdDep=140
Blog "Homem do Tempo" http://www.homemdotempo.blogspot.com/


Paulo Borges por ele mesmo


O novo deputado usará os 12 anos de experiência como jornalista para buscar informações sobre as reais necessidades da população gaúcha. "Entrei na política por que cansei de reclamar. Tenho vontade de mudar. Aí decidi colocar a cara e ir a luta", diz. Assim Paulo Borges definiu em poucas palavras o desejo de renovação da população, que foi expresso nas urnas. Criativo ao fazer as previsões do tempo, agora, Borges faz previsões de seu próprio "clima" .


Amigo desde o porteiro até diretor de empresas, nada mais natural e estratégico que a implantação do gabinete Itinerante. Borges já começou a percorrer o Estado, conhecendo os problemas e as ansiedades dos eleitores. "É preciso conhecer de perto a realidade das pessoas; quando se tem conhecimento político e força de vontade e criatividade, é possível alcançar objetivos concretos". Ao que tudo indica, se um pouco da criatividade do jornalismo for acompanhar as atividades dele enquanto parlamentar, os gaúchos terão ainda mais alegrias com os resultados das ações em que ele esta realizando.


* Nova Revista de Viamão/edição de fevereiro