quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

! OPINIÃO



* GABINETE ITINERANTE – DAR IMPORTÂNCIA PARA AGIR


Ouvir, saber escutar, dar atenção, receber idéias e dar sentido a elas. Durante os longos anos que exerço o jornalismo esta foi a grande lição que aprendi. Quando convivemos em sociedade (no próprio sentido da palavra - reunião de pessoas de mesma origem e leis; parceria, relações, convivência) muito mais que falar e pregar o certo ou a verdade é fundamental saber escutar. E este é o grande desafio para 2008.


E quem mais tem a necessidade de ser ouvido? A comunidade, o cidadão. Essa "audição", essa benevolência e sabedoria em, de fato dar ouvidos, ou melhor, dar importância ao pensamento de outrem, se exerce nos países de primeiro mundo; estes já compreendem que os problemas sociais e de meio ambiente, principalmente, só poderão ser resolvidos com a participação efetiva da sociedade. E é esta participação que buscamos por intermédio do Gabinete Itinerante, projeto de meu mandato na Assembléia Legislativa que conta com uma equipe de iniciativa e determinada em atender a população.

Os assessores itinerantes se deslocam no exercício das suas funções com o grande desafio de implementar projetos que atendam as reivindicações dos municípios, receber reivindicações dos municípios, além de observar e registrar os problemas e discutir soluções com as associações de moradores, Líderes comunitários e comerciantes.


Contato local para identificar as necessidades - A proximidade com a população descentraliza a atuação do Parlamento Gaúcho e dinamiza o seu trabalho nos mais diferentes municípios do Estado. Trabalho fundamental, pois permite um maior contato com a realidade local de cada município identificando as principais necessidades e suas reivindicações.


O Gabinete Itinerante também da assistência técnica na elaboração de projetos de captação de reservas oriundas tanto do governo federal quanto do estadual, para municípios e entidades que não sejam governamentais (Ongs e associações comunitárias). Com isso, colaboramos no desenvolvimento sustentável dos municípios e contribuímos com o trabalho além do Legislativo. O Gabinete Itinerante é uma prova de que é possível agir a partir das necessidades das comunidades locais. Não precisamos atravessar o oceano para aprender isso. Basta querer de verdade. Querer mesmo.

Paulo Borges

*****************************************************************

Leia mensalmente a coluna "Conversa com Paulo Borges" na Nova Revista de Viamão.

* Nova Revista de Viamão/edição de janeiro