sexta-feira, 18 de janeiro de 2008


Luta contra o câncer
de mama agora é lei

Comitês de tolerância zero irão atuar em todo o RS como fiscalizadores da saúde da mama, com o objetivo de identificar o conjunto de procedimentos que falham na cadeia de atendimento da doença


O governo Yeda aprovou e sancionou em dezembro o projeto do deputado Paulo Borges que cria comitês municipais de tolerância zero para mortalidade por câncer de mama no Rio Grande do Sul. Publicado no Diário Oficial no dia 19 de dezembro a LEI Nº 12.862 oficializa a atuação dos comitês.


A ação dos locais de combate intensificará a luta na conscientização da população para a prática de ações preventivas e a importância do diagnóstico precoce do câncer. O principal objetivo é reduzir os altos índices de mortalidade vinculada ao câncer de mama.


"Tolerância Zero" terá junto ao poder público, as empresas e as entidades civis dos municípios o desafio de tirar o RS do ranking dos Estados com maior incidência da doença em todo o País. Só no RS, cerca de 950 gaúchas morrem por ano em decorrência da doença.


Iniciativa inédita – a LEI Nº 12.862 é a única do país na atuação contra o câncer de mama, o que coloca o Estado no pioneirismo de ações de combate a doença e fiscalização de todo o processo de controle do câncer de mama.