terça-feira, 16 de outubro de 2007

Meio Ambiente

FÓRUM AMBIENTAL AQUECE A
CONSCIÊNCIA DOS GAÚCHOS

Frente ao aquecimento global, uma das maiores ameaças à vida, Paulo Borges reúne especialistas e a população no litoral durante a II edição do "Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental no RS"

No próximo dia 26 de outubro, sexta-feira, em Imbé, o Fórum que convoca a sociedade para discutir as atitudes que mudarão o futuro ambiental do planeta e do Estado, promove a sua segunda edição com debates sobre o aquecimento global e as conseqüências ao litoral norte do Estado. O evento, acontece das 13h às 18h, é gratuito e aberto ao público (auditório do Hotel Samburá, Av. Beira Mar, 150).

Coordenado pelo jornalista e deputado estadual Paulo Borges, o Fórum explica e alerta sobre as mudanças climáticas e suas conseqüências para os municípios litorâneos do Estado, a exemplo da salinização das lagoas, o aumento do nível do mar e as influências no turismo, na agricultura e na pesca. "Nossa responsabilidade é sinalizar e aplicar, enquanto comunidade, um papel consciente a preservação do meio ambiente", explica Paulo Borges.

O fórum tem como um de seus principais objetivos chamar a atenção da população para a consciência ambiental no RS. Seguindo a análise do IPCC o qual comprova que 90% das alterações no meio ambiente são causadas pelo próprio homem, especialistas apresentarão no encontro o painel "Contribuições para o Meio Ambiente – medidas possíveis", no qual os palestrantes destacam medidas preventivas e responsabilidades individuais na luta contra o aquecimento global.

Especialistas do Fórum - Criado em abril deste ano, "Aquecendo a Consciência Ambiental no RS", integra mais de 20 especialistas em todo o Estado, entre eles o Prof. Jefferson C. Simões, Ph.D. em Glaciologia e criador do Núcleo de Pesquisas Antártica e Climáticas da UFRGS (NUPAC) e a doutora em biogeografia, Luiza Chomenko.

Iniciativa inédita - Paulo Borges, que também é titular da Comissão de Meio Ambiente na Assembléia Legislativa, entende que o Estado precisa consolidar um novo modelo de gestão ambiental. "Pretendemos com este fórum permanente a proposição de um cronograma de estudos, ações de prevenção e aplicação de políticas pública, além da necessidade de se debater publicamente e esclarecer os cidadãos sobre as causas, impactos e formas de enfrentamento dos fenômenos climáticos.", salienta o deputado.

"Semana Estadual da Luta Contra o Aquecimento Global"- Na segunda edição do Fórum, Paulo Borges lança oficialmente o projeto de lei que institui a Semana Estadual da Luta Contra o Aquecimento Global, no Rio Grande do Sul (PL 372 2007). O jornalista destaca a data como ação complementar às atividades do fórum "Aquecendo a Consciência Ambiental". Quando for aprovado, a data ficará incluída no Calendário Oficial do Estado, e será comemorada, anualmente, na última semana do mês de março.

SAIBA MAIS

O furacão - A Semana Estadual da Luta Contra o Aquecimento Global, remete diretamente ao primeiro furacão registrado no Atlântico Sul - segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - o Catarina. Em 27 e 28 de março de 2004, a população do sul de Santa Catarina e do nordeste do Rio Grande do Sul foram alertadas sobre a aproximação do ciclone, que chegou a ter rajadas de ventos de até 180 km/h, causando um prejuízo aproximado de 250 milhões de reais. Conforme dados da Defesa Civil de Santa Catarina, 23 municípios foram severamente atingidos numa área com 402.515 habitantes e 153.611 construções, nos quais 33.165 pessoas ficaram desabrigadas e 40.012 edificações foram severamente danificadas.

Para a bióloga Luiza Chomenko o Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental no RS e a Semana Estadual da Luta Contra o Aquecimento Global são "um vetor de incentivo" às ações que envolvam órgãos (públicos, privados e do terceiro setor), atuantes no debate sobre Aquecimento Global.

"Não é ficção, não é mito. Temos que entender o clima e os efeitos do aquecimento global e nos adaptar", também afirma o meteorologista Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).