quinta-feira, 18 de outubro de 2007

GRANDE EXPEDIENTE

Veja na íntegra o pronunciamento do deputado no grande expediente de hoje(18), na Assembléia Legislativa.


Foto: Gabriela Oliveira

Por que somos contra o aumento de impostos ?


Temos respondido a essa questão quase á exaustão. Não é casuismo e nem retaliação.


É decisão partidária nacional, face à já pesada carga de impostos que a sociedade paga sem ter serviços públicos correspondentes. E por isso fez parte das propostas de campanha no ano passado. Tão simples e cristalino.


A elevação de impostos afeta tanto o setor produtivo, que é obrigado a repassar e, com isso, tornar-se menos competitivo, como penaliza o contribuinte com produtos mais caros e , seguramente, com mais desemprego. Sem contar com o aumento da sonegação, sinônimo de diminuição de arrecadação.


É o que tem acontecido nos últimos 15-20 anos:


Dificuldade de investimentos e geração de subdesenvolvimento. O Democratas apoiou um programa. Um projeto de governo novo, diferente dos demais. Estamos nos mantendo fiéis em meio a tanta infidelidade, sem nos furtarmos em apresentar propostas e emendas, como V.Exa, Deputado Marquinho, assinalou... Que vão potencializar a arrecadação e promover a modernização do nosso Estado. E que vão ao encontro das reformas estruturais que o Estado precisa.


Mais que econômico, como diz a própria governadora, nosso problema é financeiro. E nisso ela tem toda a razão. Por que, então, não nos fixarmos nisso!


A nossa geração, parlamento e governo, será cobrada por mais esse erro estratégico, e que mais uma vez não trará as verdadeiras e definitivas condições de abrir caminhos para resolver a crise em que o Estado do RS se encontra.