quarta-feira, 15 de agosto de 2007

PRONUNCIAMENTO

DEMOCRACIA SAUDÁVEL


Uma democracia de conteúdo, ou substantiva, tem que prover os cidadãos, além de todas as questões normativas relativas ao processo democrático, de qualidade de vida e justiça social. Na democracia, a substância deve ser mais importante que a imagem.

A democracia no debate político, para que o governo seja "do povo, pelo povo e para povo" constitui-se de atos saudáveis de concordância e discordância. Importantes decisões precisam, sim, serem tomadas e os cidadãos têm todo o direito de rejeitar, e assim o devem fazer, desde que seja com o diálogo e a civilidade.

O que se almeja é mais qualidade de vida, mais desenvolvimento econômico e social. E para isto é preciso buscar uma democracia saudável, que estabeleça o diálogo, não de gritos ou afronta verbais, mas sim, na busca efetiva da coerência que fortaleça a relação dos governos com a sociedade e da sociedade para com as instituições que ela própria estabeleceu constitucionalmente.

Infelizmente o que se viu ontem, ofende até os princípios de bom senso. Penso que a Rosane de Oliveira "pegou" muito bem a idéia ao perguntar na página 10: que mensagem esses professores estão transmitindo aos seus alunos quando invadem o plenário do legislativo.