terça-feira, 3 de julho de 2007


Paulo Borges é favorável à inclusão da Estátua do Laçador ao patrimônio histórico e cultural do RS


O deputado Paulo Borges, titular da Comissão de Educação, cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia concedeu hoje (3), parecer favorável ao projeto de lei 13/2006, que declara a "Estátua do Laçador" integrante do patrimônio histórico e cultural e escultura-símbolo do Estado do Rio Grande do Sul.

Paulo Borges, relator do projeto de autoria do deputado Giovani Cherini (PDT), explica que "O Laçador" é o símbolo do povo gaúcho. "Temos que preservar a chama do nosso tradicionalismo, e as raízes do orgulho em ser gaúcho. E a Estátua do Laçador é este símbolo", destaca o deputado.

Símbolo do povo gaúcho

A Estátua do Laçador é um dos primeiros monumentos de Porto Alegre em homenagem à figura do gaúcho. A estátua, representação do gaúcho tradicionalmente pilchado (em trajes típicos), tem de altura 4,45 metros e retrata o folclorista gaúcho Paixão Côrtes. Em 1991, uma votação popular escolheu o Laçador como símbolo da cidade.


Inaugurada em 1958 e tombada como patrimônio histórico em 2001, a obra permaneceu dando boas-vindas aos visitantes até o dia 11 de março deste ano, quando foi transferida de seu local antigo, a Praça do Bombeador, para o Sítio do Laçador, permitindo asim a construção do viaduto Leonel Brisola.


O Sítio do Laçador tem seis espaços diferenciados, com as cores do estado do Rio Grande do Sul, em quatro mil metros quadrados de área. A estátua está num espaço mais elevado, denominado Coxilha do Laçador. A estátua continua visível a todas as pessoas que chegam a Porto Alegre pela BR-116, ou que se deslocam do aeroporto parao centro da cidade.