quarta-feira, 7 de março de 2012

Derrubado o veto ao Disque 123


Por unanimidade dos cinquenta e um deputados presentes à sessão plenária desta terça-feira, (06/03), na Assembleia Legislativa, foi derrubado o veto do governador Tarso Genro ao projeto de lei do Deputado Paulo Borges, que institui o Disque 123 como o novo número telefônico da Central de Transplantes.
O PL 240/2011, havia sido aprovado também por unanimidade em dezembro do ano passado no plenário da Assembleia e por todas as comissões pelas quais tramitou. “Estou muito satisfeito com a compreensão dos meus colegas deputados, inclusive os da base do governo, em derrubar o veto do governador. A lei que cria o Disque 123, obteve um amplo apoio de entidades médicas, ONGs, hospitais, autoridades médicas e imprensa e é muito importante para a sociedade no sentido de salvar vidas. Hoje no Estado, há cerca de 3 mil pessoas na fila por transplantes de órgãos e por isso precisamos ter acesso rápido, gratuito e de fácil memorização à Central de Transplantes. Foi uma vitória do bom senso!”, declara o Deputado.
O Rio Grande do Sul, que no passado já foi o campeão em doações, hoje ocupa a quinta posição no ranking brasileiro. Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde, se 1/3 das mortes cerebrais resultassem em doação de órgãos, não haveria mais doentes na fila esperando por um transplante.

Nenhum comentário: