terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Aprovado numero telefônico 123 para a Central de Transplantes do RS

Foto: Patricia Paes


Por unanimidade (47 votos), foi aprovado na tarde desta terça-feira (13/12), no plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de lei de autoria do Deputado Paulo Borges que institui o número telefônico 123 para a Central de Transplantes do RS.

O PL 240/2011, que já havia sido aprovado também por unanimidade nas Comissões de Constituição e Justiça e na Comissão de Saúde, tem por objetivo disponibilizar um número de fácil memorização que dará acesso rápido e direto às informações sobre os transplantes, além de incentivar à doação de órgãos. A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) informou ao Deputado Paulo Borges que o número 123 está disponível para esta finalidade.

Atualmente a Central de Transplantes, sediada na capital, atende por um número fixo de oito dígitos, desconhecido pela população e até por profissionais da área da saúde. Outro problema do numero convencional, é que as ligações provenientes do interior do Estado exigem a discagem do código 51 e tem o custo de uma ligação interurbana.

Agora vamos divulgar o número 123 através de campanhas educativas. Isso, certamente, ajudará a salvar vidas e como parlamentar, acredito que esse é o meu compromisso.

Essa conscientização nos dará a oportunidade de sermos uma sociedade mais generosa e solidária”, comemora o Deputado Paulo Borges.


Segundo dados oficiais, atualmente no Brasil, existem cerca de 60 mil pessoas a espera de um transplante de órgãos. No RS, são 3 mil doentes na fila. Há uma estimativa da Organização Mundial da Saúde que se 1/3 das mortes cerebrais resultassem em doação de órgãos, não haveria mais espera para transplantes de órgãos.




Nenhum comentário: