quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Combate à tuberculose é urgente no RS



Proposta pelo deputado Paulo Borges, membro da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, foi realizada nesta manhã(16/11), a audiência pública para debater sobre o grave problema da tuberculose no Rio Grande do Sul, principalmente na capital e região metropolitana.
Segundo dados do Comitê Metropolitano de Tuberculose, Porto Alegre ocupa a primeira posição entre as capitais do País, com cerca de 2 mil casos registrados em 2001. Além da capital, as cidades de Alvorada e Sapucaia do Sul, nesta ordem, também registram índices alarmantes.
O Rio Grande do Sul ocupa a 5º colocação no ranking dos Estados, com 44,8 casos a cada 100 mil habitantes. Os principais focos estão na população carcerária, moradores de rua, comunidades indígenas e portadores do vírus HIV. A tuberculose já é a principal causa de morte entre os pacientes com AIDS. Estima-se que 1/3 da população mundial esteja infectada com o Bacilo de Koch, sendo 80% dos casos concentrados em 22 países.
Na audiência pública, também foi destacada e elogiada, a iniciativa do Deputado Paulo Borges de criar o Dia Estadual de Enfrentamento à Tuberculose, e uma das sugestões foi a data de 22 de setembro. “Por ser transmitida por vias aéreas, a tuberculose é uma doença democrática, pois qualquer pessoa pode ser contagiada. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. O combate à doença também passa pelo fortalecimento da rede pública de saúde, pela capacitação dos recursos humanos e por ações da comunidade, para que o doente não abandone o tratamento que dura no mínimo seis meses”, destacou o deputado.
Após a audiência, o deputado deu uma entrevista para a TV Assembleia.

Nenhum comentário: