segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Frente Parlamentar

Paulo Borges cobra falta de remédios aos portadores de HIV

Em entrevista coletiva no Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, parlamentar destacou, também, a falta de comprometimento do Estado em campanhas de prevenção

Diante dos últimos dados pré-eliminares divulgados pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul ganhou destaque negativo no número de infectados pelo HIV/Aids. O estado é o líder no ranking de incidência (calculado sobre cada 100 mil habitantes) e Porto Alegre é a capital brasileira campeã no número de casos. Mesmo com esses números assustadores, o abastecimento de remédios a serem repassados aos portadores não está sendo feito plenamente. O antirretroviral Abacavir não está sendo reposto desde dezembro nas farmácias.

Borges, coordenador da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção à Aids e Tuberculose, afirmou que “de nada adianta o empurra-empurra de responsabilidades. O município, o Estado e a União devem fazer a sua parte”. O Democrata salientou a inutilização de R$ 6,000,000,00 disponibilizados pela união para o Estado. “Temos uma quantia disponibilizada para serem feitas campanhas de prevenção, mas que o estado sequer mexeu nesta quantia”. O deputado enfatizou a importância do trabalho das ONGs gaúchas, que, segundo ele, muitas vezes faz o papel que o Executivo deveria fazer.” O repasse regular de medicamentos é essencial para o bem-viver dos portadores de HIV, a Frente Parlamentar sempre estará atenta a qualquer falha no sistema público de saúde”, concluiu Borges.

Para Cláudio Duarte, presidente do Conselho estadual de Saúde, o descaso do Estado está ultrapassando os Limites. “Há um, desmonte no sistema público de combate à Aids. O CD4, por exemplo, exame que deve ser realizado de três em três meses só está sendo marcado para julho deste ano.” Caso a falta de medicamentos do coquetel continue em falta, o efeito poderá refletir nas crianças, segundo a pediatra Ana Maria Martins: “Temos que regularizar esse repasse, senão as crianças serão prejudicadas com esse desabastecimento”.

A coletiva, promovida pelo Simers em conjunto com o Grupo Somos Comunicação, Saúde e Sexualidade, contou com representantes de diversas ONGs que trabalham no combate à Aids e, ainda, com conselheiros do Conselho Estadual de Saúde, vereadores de Porto Alegre e o presidente do Simers, Paulo Argolo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe gente!..Assim como a maioria das pessoas,eu estava um tanto decepcionado com política,devido a desencantos com nosso governo em não apoiar as ONGS humanitarias que dirijo. Pensei porém que pior seria descer do trem na estação chamada desânimo. Procurei então alguém que me mostrasse um caminho diferente sintonizado com uma postura altruísta e comportamento de cárater ético. E pra meu espanto encontrei no Paulo Borges[Homem do Tempo],todas estas qualidades e outras mais. Além do mais temos uma visão semelhante e filosofia de vida competamente iguais. Votem nele gente!!
PAULO BORGES P/DEPUTADO ESTADUAL /2500/ "É POSSÍVEL FAZER POLÍTICA COM HONESTIDADE"!!