quinta-feira, 25 de junho de 2009

SAÚDE DA MULHER


"CARAVANA" CONTRA O CÂNCER DE MAMA

CHEGA A BRASÍLIA



Paulo Borges, Deputado Estadual do Rio Grande do Sul, estará na quinta e sexta-feira (25 e 26), em Brasília (DF), levando a "Caravana Brasil". O movimento itinerante, que já passou por Ribeirão Preto (SP) objetiva unir os estados brasileiros na luta contra o câncer de mama

Encontro em Ribeirão Preto deu início à Carvana

Na oportunidade, Paulo Borges apresentará o projeto inédito para o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, na tarde da quinta-feira. A Caravana Brasil é um movimento que objetiva unir gestores públicos e suas respectivas comunidades na luta contra o cãncer de mama. Para isso, percorre as principais cidades brasileiras para disseminar o modelo dos CTZs, buscar a adesão das demais prefeituras e levar ao governo federal proposta de incremento no repasse de verbas para a luta contra essa doença que mais mata mulheres no Brasil.



A cada 39 minutos, uma brasileira morre em decorrência da doença. Por ano, 50 mil novos casos são detectados no país. Em cada 10 casos, sete são diagnosticados em fase avançada, quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo. Se descoberto no início, as chances de cura são de 95%. Segundo o Instituo Nacional do Câncer, o câncer de mama é a moléstia que mais mata mulheres no Brasil, sendo o segundo câncer mais frequente no mundo.



Baseado neste cenário, o deputado estadual Paulo Borges, parlamentar mais votado no Rio Grande do Sul, com mais de 113 mil votos, criou a Lei que estabelece Comitês de Tolerância Zero para o Câncer de Mama (CTZ). O Projeto de Lei, aprovado por unanimidade dos deputados da Assembleia, tem o objetivo de criar condições efetivas para baixar os índices e erradicar o câncer de mama entre as mulheres. A intenção é acabar com a dificuldade de tratamento e a falta de conhecimento da comunidade feminina em relação à doença. Os Comitês terão membros escolhidos pela sociedade civil organizada: ONGs, Oscips, entre outras entidades ligadas à área da saúde.



Dia Nacional de Combate ao Câncer – 27 de Novembro - Nessa data, a Caravana Brasil, juntamente com a comunidade interessada (familiares e pessoas em tratamento) realizará um manifesto na capital federal, onde será formalizado o pedido de acréscimo aos deputados de emendas parlamentares que resultem no incremento do orçamento das prefeituras brasileiras no combate a essa moléstia

Nenhum comentário: