segunda-feira, 29 de junho de 2009


Caravana Brasil Contra o

Câncer de Mama em Brasília


Deputado é recebido no Gabinete de Nilmar Ruiz, deputada federal pelo DEM


Em agenda ontem e hoje (25 e 26) em Brasília, o deputado Paulo Borges se reuniu com o governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio, e com o secretário-adjunto da Saúde, Florêncio Figueiredo. Na oportunidade, falou sobre os objetivos da Caravana Brasil, entre eles o de conseguir mais verbas para a prevenção do câncer de mama nos estados brasileiros

A doença, que a cada 36 minutos mata uma brasileira, é a mais frequente e a que mais mata mulheres no mundo. Baseado neste cenário, Borges lançou a Caravana Brasil Contra o Câncer de Mama, na qual percorre os estados brasileiros levando o modelo dos CTZs para resto do Brasil. Um dos objetivos do movimento é buscar, junto ao governo federal, um incremento no repasse de verbas aos municípios para o combate ao câncer de mama.

O encontro com Paulo Octávio, significou um grande avanço nos anseios na Caravana. O governador em exercício do DF se comprometeu em apoiar os objetivos da caravana e se colocou a disposição para contribuir com essa ideia, que considerou nobre e que terá frutos futuramente: "São atitudes como essa que os parlamentares brasileiros devem ter. O câncer de mama é uma doença que temos que freiar o avanço", avaliou Paulo Octávio.



Camiseta da Caravana é entregue a Paulo Octávio, vice-governador do DF


"O Rio Grande do Sul é o estado líder em incidência do câncer de mama. Só vamos reverter esse dado com políticas públicas eficientes, como os Comitês de Tolerância Zero", elucida Paulo Borges. O parlamentar é autor da lei que cria os Comitês de Tolerância Zero (CTZ) para o câncer de mama, projeto aprovado pela unanimidade dos deputados gaúchos, e que já tem a adesão de mais de 50 municípios no RS.

Já no encontro com Figueiredo, o parlamentar conheceu os projetos de gestão em saúde do Distrito Federal e recebeu total apoio da secretaria na continuidade da Caravana pelo Brasil.

Nenhum comentário: