quinta-feira, 21 de maio de 2009

Saúde Pública


CARAVANA CONTRA O CÂNCER DE MAMA
EM SÃO PAULO

Paulo Borges estará na sexta-feira (22), em Ribeirão Preto (SP), apresentando seu projeto contra o Câncer de Mama. Comitê de Tolerância Zero pode ser o passo essencial para o combate efetivo a essa doença que mata milhares de mulheres no país


A cada 39 minutos, uma brasileira morre em decorrência do câncer de mama. Por ano, 50 mil novos casos da doença são detectados no país. Em cada 10 casos, sete são diagnosticados em fase avançada, quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo. Se descoberto no início, as chances de cura são de 95%. Segundo o Instituo Nacional do Câncer, o câncer de mama é a moléstia que mais mata mulheres no Brasil, sendo o segundo câncer mais frequente no mundo.

Baseado neste cenário, o deputado estadual Paulo Borges, parlamentar mais votado no Rio Grande do Sul com mais de 113 mil votos, criou a Lei que estabelece Comitês de Tolerância Zero para o Câncer de Mama (CTZ). O Projeto de Lei, aprovado por unanimidade dos deputados da Assembleia, tem o objetivo de criar condições efetivas para baixar os índices e erradicar o câncer de mama entre as mulheres. A intenção é acabar com a dificuldade de tratamento e a falta de conhecimento da comunidade feminina em relação à doença. Os Comitês terão membros escolhidos pela sociedade civil organizada: ONGs, Oscips, entre outras entidades ligadas à área da saúde.

Na oportunidade, Paulo Borges apresentará o projeto inédito para prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM-SP), presidente do Democratas Mulher de São Paulo. Um dos objetivos da visita é tentar mobilizar a comunidade política paulista de propor projeto semelhante no Estado. Os CTZs, segundo Borges, é a principal ferramenta de prevenção esse mal que acomete as mulheres brasileiras: "Esse projeto é um exemplo para o resto do país. Queremos disseminar essa ideia para as prefeituras no Brasil. No Rio Grande do Sul, já temos cidades com os Comitês encaminhados". Dárcy receberá o parlamentar gaúcho em seu gabinete, na sexta-feira, às 15h.

Nenhum comentário: