quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Homenagem os 80 anos do Rotary Club de Porto Alegre

Foto:Paulo Dias

O Deputado Paulo Borges homenageou , hoje (12/11), às 14h, na Assembléia Legislativa, os 80 anos do Rotary Club de Porto Alegre . Também foram lembrados os 80 anos dos Rotary de Rio Grande e Pelotas.

Em homenagem a organização, que tem mais de 2.300 unidades espalhadas pelo Brasil e mais de 300 no Rio Grande do Sul, Paulo Borges destacou a importante função dos Rotary no serviço a comunidade: "Os rotarianos, em todas as partes do mundo, trabalham com convicção convicção. Regionalizados em diversos países, os clubes passaram a ter formação própria, administrar recursos e a utilizar suas habilidades em benefício das comunidades nas quais atuam".

Borges resgatou a história e trajetória de crescimento dos rotarianos, lembrando, inclusive, a participação da organização na construção do Viaduto Borges de Medeiros. Com Mais de 145 mil mulheres no quadro social, quase um milhão e meio de rotarianos integrando os cerca de 32 mil Rotary Clubs em mais de 200 países, os Rotarianos, destaca o deputado do DEM, são exemplo de trabalho sem preconceitos e com resultados.

Foto: Vítor Biermann


Estavam presentes na Mesa, Carlos Roberto Borges, governador eleito do distrito 4680 do Rio Grande do Sul, o presidente do Rotary Club de Porto Alegre, Antônio Carlos Pereira de Souza, e do seu vice-presidente, Francisco Dornelles. Também esteve presente o representante do Rotary Club de Montevidéo, Jorge Quesada Marchetti, entre outros convidados e representantes dos clubes de Rotary de Porto Alegre da Azenha, do Beira Rio, do Bom Fim, do Floresta, do Glória Teresópolis, da Independência, do Partenon, da Rodoviária, do Sudeste e do Rotary Club de Porto Alegre-Sul.

Veja na íntegra o discurso do deputado Paulo Borges:


Senhor Carlos Roberto Borges, governador eleito do distrito 4680, do presidente do Rotary Club de Porto Alegre, senhor Antonio Carlos Pereira de Souza, e do seu vice-presidente, senhor Francisco Dornelles. Senhores conselheiros, associados, e demais presentes.

É com muita emoção que hoje venho à esta tribuna prestar essa homenagem. Parabenizar uma organização pela passagem dos seus 80 anos, é naturalmente uma demonstração de reconhecimento ao amplo caminho trilhado por seus idealizadores e por suas iniciativas de sucesso. No entanto, o meu sentimento hoje é um pouco mais profundo. Há mais de um século, crescia no mundo a semente próspera do ideal de servir.

Lá em 1905, a essência do clube rotariano estava ainda muito incipiente naquele grupo que se organizava por questões profissionais e sociais, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. O rodízio de reuniões se popularizou, evoluiu, e se espalhou pelos continentes. Foi justamente essa expansão que amadureceu e despertou em seus integrantes o ideal da entidade, refletido em seu lema: "Dar de Si Antes de Pensar em Si".

Até hoje, os rotarianos em todas as partes do mundo trabalham impulsionados nesta convicção. Regionalizados em diversos países, os clubes passaram a ter formação própria, administrar recursos e a utilizar suas habilidades em benefício das comunidades nas quais atuam.

As necessidades humanas sempre andaram de mãos dadas com os principais acontecimentos históricos que regeram e regem a sociedade mundial. E, dedicar-se à uma sociedade em constante mudança exige mais que atualização, competência e análise.

Exige união, coerência, espírito inovador e uma capacidade infinita em doar-se; em compreender, sem muitas vezes ser compreendido. De persistir, mesmo diante dos maiores entraves; em acolher, independentemente do credo, da raça, da posição social. É neste ponto que o desprendimento e a caridade, qualidades imprescindíveis para o benefício do próximo, culminam no auxílio real e deixam de ser uma convenção para se tornar realidade.

Os sonhos concretizados estão expressos em números. Mais de 145 mil mulheres no quadro social, quase um milhão e meio de rotarianos integrando os cerca de 32 mil Rotary Clubs em mais de 200 países.

Hoje, são 38 distritos do Rotary no Brasil, com mais de duas mil e trezentas unidades rotárias, das quais fazem parte quase 55 mil rotarianos. No Rio grande do Sul são cinco distritos, contabilizando cerca de 300 clubes, e 6 mil associados.

Registro a presença e saúdo os representantes dos clubes de Rotary de Porto Alegre da Azenha, do Beira Rio, do Bom Fim, do Floresta, do Glória Teresópolis, da Independência, do Partenon, da Rodoviária, do Sudeste e do Rotary Club de Porto Alegre-Sul.

E o Rotary Club de Porto Alegre, o primeiro Rotary fundado no Sul do Brasil, comemora 80 anos fazendo história! Assim foi com a campanha para a construção do viaduto da Borges de Medeiros, em meados dos anos 30; desta época também destaco a criação da Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados, mais conhecida como Spaan, que hoje abriga cerca de 150 idosos que vivem nas suas dependências, com toda estrutura para uma assistência completa.

Além de participar ativamente de uma das iniciativas mais bem sucedidas para combater a fome (o maior flagelo da humanidade), do Banco de Alimentos da Fiergs, de lá para cá, inúmeras ações comunitárias permanecem beneficiando diversos municípios gaúchos.

Ainda, recentemente, recebi uma notícia que muito me felicitou. Por meio da Fundação Rotária, de Rotary Internacional, este clube proporcionou às mulheres gaúchas um mamógrafo para a unidade móvel do IMAMA. O Programa MAMAMÓVEL percorre os municípios do Estado para a o diagnóstico precoce da doença. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.

Registro nesta tribuna, senhoras e senhores que também me somo à este clube nesta luta. A cada 36 minutos, uma brasileira morre em decorrência do câncer de mama. E o nosso Estado é líder negativo por morte desse tipo de doença no País. Este ano criamos, com aprovação unânime desta casa, a lei que Cria Comitês Municipais de Tolerância Zero por Mortalidade de Câncer no RS", para que deixemos de liderar esse triste ranking.

Sei também que esta organização estará lançando em breve, uma campanha voltada para a doação de órgãos, em conjunto com demais setores da sociedade. Ao que tudo indica, esta é uma organização da qual, de fato, devemos nos orgulhar.

Aproveito para cumprimentar, com o mesmo entusiasmo, o Rotary Club de Pelotas e o Rotary Club de Rio Grande, que igualmente comemoram 80 anos de dedicação.

Espero que ações coletivas como essas sirvam de exemplo hoje e sempre. Em nome da sociedade gaúcha, saúdo os ilustres representantes da família rotariana pelos 80 anos de trabalho e conquistas que sintetizo nas palavras de Tolstói: "Pode-se viver no mundo uma vida magnífica; quando se sabe trabalhar e amar; trabalhar pelo que se ama, e amar aquilo em que se trabalha".

Obrigado!

Deputado Paulo Borges

Nenhum comentário: