HOMENAGEM AO
DIA DO PROFESSOR
A alma da educação. Talvez essa seja a melhor definição que tenho para traduzir a importância dos nossos educadores. Para um bom aluno, um bom professor pode ser as janelas da reflexão para uma vida próspera. É na sala de aula que aprendemos a nos relacionar, a compreender o mundo, a interpretar fatos que nos cercam, enfim, a descobrir habilidades, gostos. Traçar objetivos. Começar o processo de construção da pessoa que pretendemos nos tornar.
As escolas de Sócrates, Platão e Aristóteles são um exemplo disso. Demonstram a habilidade que tinham esses pensadores. Discutiam o que era essencial, porque viviam da reflexão. As aulas eram o resultado de um profundo processo de preparação. Sócrates andava com seus alunos e ironizava a sociedade da época com o objetivo de fazê-los pensar, de provocar a reflexão, o senso crítico. Não se conformava com a passividade de quem acha que nada sabe e nunca conseguirá saber; nem com a arrogância de quem acredita que tudo sabe e, portanto, nada mais há que mereça ser aprendido.
Os mestres que marcam nosso aprendizado, normalmente são aqueles que nos desafiam nesse sentido: ir além. Lembro de alguns professores que, além de deter um conhecimento profundo das matérias às quais se dedicavam, nos motivavam ao estudo e nos desafiavam a ser pessoas melhores. Hoje, 15 de outubro, presto minha homenagem a esses profissionais que, além de uma valorização maior no diz respeito aos patamares salariais, merecem nosso reconhecimento. Nosso respeito.
Deputado Paulo Borges
Foto: www . teclasap . com . br
Nenhum comentário:
Postar um comentário