quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Meio Ambiente


“Semana Estadual da Luta Contra o Aquecimento Global” reforçará a consciência ambiental do Estado



O deputado Paulo Borges protocolou na última segunda-feira, 24 de setembro, o projeto de lei que institui a Semana Estadual da Luta Contra o Aquecimento Global, no Rio Grande do Sul (PL 372 2007). Quando for aprovada, a data ficará incluída no Calendário Oficial do Estado, e será comemorada, anualmente, na última semana do mês de março.


Segundo o deputado, a data foi concebida numa ação complementar às atividades do fórum "Aquecendo a Consciência Ambiental", que promove o debate sobre estudos ligados ao meio ambiente e à prevenção do aquecimento global no Estado.


O furacão - A Semana Estadual da Luta Contra o Aquecimento Global, remete diretamente ao primeiro furacão registrado no Atlântico Sul - segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - o Catarina. Em 27 e 28 de março de 2004, a população do sul de Santa Catarina e do nordeste do Rio Grande do Sul foram alertadas sobre a aproximação do ciclone, que chegou a ter rajadas de ventos de até 180 km/h, causando um prejuízo aproximado de 250 milhões de reais. Conforme dados da Defesa Civil de Santa Catarina, 23 municípios foram severamente atingidos numa área com 402.515 habitantes e 153.611 construções, nos quais 33.165 pessoas ficaram desabrigadas e 40.012 edificações foram severamente danificadas.


Debate público - Diante deste episódio, Paulo Borges, que também é titular da Comissão de Meio Ambiente na Assembléia Legislativa, destaca a necessidade de se debater publicamente e esclarecer os cidadãos sobre as causas, impactos e formas de enfrentamento dos fenômenos climáticos extremos, os quais, de acordo com todas as previsões, devem intensificar-se no quadro global de aquecimento do Planeta.


Para a bióloga e doutora em biogeografia, Luiza Chomenko o Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental no RS e a Semana Estadual da Luta Contra o Aquecimento Global são "um vetor de incentivo" às ações que envolvam órgãos (públicos, privados e do terceiro setor), atuantes no debate sobre Aquecimento Global.


"Não é ficção, não é mito. Temos que entender o clima e os efeitos do aquecimento global e nos adaptar", afirma o meteorologista Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


II edição do Fórum - "Aquecendo a Consciência Ambiental no RS", terá uma segunda edição, no município de Tramandaí. O evento ocorre no dia 19 de outubro, sexta-feira, agora aberto à comunidade (alunos, professores, universitários, empresários, moradores e autoridades locais). Nesta edição, Paulo Borges lança oficialmente A Semana Estadual da Luta Contra o Aquecimento Global, no Estado.