quinta-feira, 12 de julho de 2007



TOLERÂNCIA ZERO PARA MORTALIDADE
POR CÂNCER DE MAMA NO RS
Na Semana de Luta Contra o Câncer de Mama o projeto de lei do deputado Paulo Borges cria comitês para erradicação da doença

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas neste ano mais de 48 mil mulheres sofrerão com o câncer de mama em todo o Brasil e 10 mil delas vão morrer. "O número é arrasador, mas realista", destaca Paulo Borges. No Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por neoplasias entre as mulheres, chegando a atingir o percentual de 16,6%. Sendo que em 60% dos casos a doença é detectada em estágio avançado. "Se diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 98%", indica o INCA.

"O referente dado demonstra que as campanhas de prevenção e/ou detecção precoce não tem sido bem sucedidas, e o câncer de mama continua a se constituir como séria ameaça para a população feminina brasileira", explica o deputado. Por ser o Rio Grande do Sul, o recordista no número de mortes por câncer de Mama, anualmente 980 mulheres, o gabinete do Dep. Paulo Borges protocolou no dia 11 de julho, quarta-feira, o projeto de lei destinado a criar comitês em todo o Estado que tenham como missão erradicar o câncer de mama, informar à comunidade sobre a necessidade de conhecimento do corpo e da prevenção da doença, incentivar a prática do auto-exame e educar para a importância do diagnóstico precoce da neoplasia.


Os Comitês

Além de atuar como fiscalizador de todo o processo (diagnóstico-informação-prevenção-cura), os Comitês serão independentes do poder público, mas trabalharão em parceria com a Prefeitura Municipal e/ou Secretaria da Saúde Municipal. Os membros dos comitês serão escolhidos pela sociedade civil organizada, Ongs, Oscips, entre outras entidades ligadas à área da saúde, a fim de que a iniciativa do projeto seja perpetuada e consolidada para reverter as estatísticas.

"Queremos acabar, por exemplo, com a dificuldade e a falta de conhecimento da comunidade feminina em acessar o serviço de saúde", destaca Paulo Borges. Segundo ele, um importante fator prognóstico do câncer de mama é a detecção precoce, que avaliado o histórico do câncer, é uma das principais formas de diminuir as taxas de morbi-mortalidade causadas pela doença.

As campanhas de educação serão uma das principais ferramentas dos Comitês para informar à população sobre a prática de ações preventivas, que compreendam a prática do auto-exame, exames preventivos de rotina, exames laboratoriais e exames complementares.

O lançamento da Semana da Luta Contra o Câncer de Mama, acorreu ontem (11) na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.