terça-feira, 17 de junho de 2014

Paulo Borges na luta contra o câncer de mama

Deputado Estadual do RS é o autor de uma lei inédita no país


Foto: Patricia Paes


O Deputado Estadual Paulo Borges, desde seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, tem na saúde uma de suas principais bandeiras políticas, com o foco na prevenção de doenças. Exemplo disso, é a batalha por um Rio Grande do Sul livre do câncer de mama, travada pelo Homem do Tempo desde 2007, quando criou a Lei de “Tolerância Zero ao Câncer de Mama”. Um problema tão atual, sendo inclusive tema de uma série de reportagens que está apresentada desde abril, pelo programa “Fantástico” da Rede Globo, e que acompanha a história e a luta da professora Fabrícia de 37 anos, desde que foi diagnosticada com a doença.

Aprovada por unanimidade entre os parlamentares, a lei de Paulo Borges, que é inédita no Brasil, possibilita a criação de Comitês de Tolerância Zero (CTZ), ao Câncer de Mama, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.
Sua missão é erradicar a doença no Estado, informar as comunidades sobre a importância do auto exame, da prevenção de doenças da mama e, principalmente, do diagnóstico precoce.

Alguns dados estatísticos ajudam a perceber a gravidade da atual situação. As mulheres gaúchas, por exemplo, estão no topo da lista de mortalidade por câncer de mama no Brasil, com mais de 900 mortes ao ano. No Rio Grande do Sul, são detectados 5 mil novos casos todo o ano e no Brasil, esse número passa para 50 mil. Dentre todos os tipos de câncer diagnosticados em mulheres, 22% são de mama.

Com o objetivo de informar a população sobre os riscos e modos de prevenção da doença, o gabinete do Deputado Paulo Borges promove palestras educativas. A assessora parlamentar e palestrante, Rubia Esmeris, já realizou este trabalho em diversos municípios do Estado, em locais como escolas, associações de bairros, clubes e grupos organizados. Nessas ocasiões, é distribuído gratuitamente ao público um material ilustrativo produzido pelo gabinete do deputado, que dá dicas de como diminuir os riscos de incidência do câncer, mostrando passo a passo a realização do auto exame e ainda, as faixas etárias em que as mulheres devem realizar a mamografia.

“Em 2012, um levantamento do serviço de mama, do Instituto Estadual do Câncer, mostrou que cerca de 75% das mulheres chegavam aos serviços de saúde com tumores mais avançados. Nos Estados Unidos esse número não passa de 20%. Por isso, a implantação dos CTZ'S nas diversas comunidades gaúchas, é de extrema importância para a saúde preventiva das mulheres. Sabe-se que essa doença tem 95% de chances de cura se diagnosticada precocemente. Então, não há mais tempo a perder. O câncer de mama é coisa séria”, afirma Paulo Borges.



Nenhum comentário: