terça-feira, 8 de abril de 2014

Deputado Paulo Borges reivindica mais segurança para os gaúchos


Foto: Patricia Paes


O deputado Paulo Borges subiu à tribuna esta tarde para reivindicar mais segurança para os gaúchos e cobrar uma atitude das autoridades responsáveis que, até agora, pouco fizeram. Acompanhe abaixo o discurso na íntegra:

"Senhor presidente, meus colegas deputados e deputadas, senhoras e senhores.
Venho mais uma vez a esta tribuna, falar da falta de segurança pública, e cada vez mais chocado com o relatos dos horrores aos quais a população gaúcha está exposta.

Desde o meu primeiro mandato, eu faço um trabalho contínuo de visitação aos comerciantes das principais avenidas de Porto Alegre, apurando as demandas e tentando resolver os problemas das pessoas.

Posso afirmar, sem dúvida nenhuma, que TODAS as pessoas nos dizem que o principal problema enfrentado pelo lojista, pelo cliente e pelo funcionário da loja, é a VIOLÊNCIA. O furto, o assalto a mão armada, as ameaças dos bandidos, o constrangimento de viver acuado dentro de uma bolha de medo e insegurança, que nos transforma em seres anestesiados e acostumados ao crime.

Na semana passada estive na Avenida Wenceslau Escobar, uma das maiores da zona sul de Porto Alegre, e mais uma vez ouvi histórias chocantes. Como o caso de uma menina, aluna da Colégio Mãe de Deus, que foi estuprada por um bandido quando estava voltando para casa. E vejam só a dimensão do drama desta família: A menina sofreu uma dupla violência, por que ficou grávida do estuprador. Ficou grávida de um estuprador aos 12 anos de idade! 12 anos de idade!
Já na Zona Norte da capital, um posto de gasolina foi assaltado 18 vezes apenas este ano de 2014! Dezoito vezes, em menos de quatro meses!

E o que também me revolta, é que parece que já estamos acostumados com essa violência. Já virou rotina! Já é normal!
Como deputado, como pai de família e como cidadão, eu me recuso a achar normal essa realidade!! Eu me nego a virar as costas para esse caos urbano. Eu quero usar a minha voz nesta tribuna, para gritar a minha indignação!

E quero cobrar SIM, do Governador do Estado, que quando estava em plena campanha eleitoral, fez promessas de todo o tipo de investimento em segurança pública, aparelhamento, equipamentos modernos, inteligência das polícias, valorização dos policiais, etc, etc, etc... e só ficou na promessa!!!

Os comerciantes da zona sul dizem que no posto da Brigada Militar, na avenida Wenceslau Escobar, os policiais relatam que falta até coturno para eles saírem às ruas. Isso sem falar na falta de viaturas, gasolina e equipamentos de segurança.
Eu pergunto: Como um policial vai trabalhar bem nestas condições precárias?

Portanto, essa conversa fiada de candidato, que promete o que sabe que não pode cumprir, não cabe mais nesta realidade.
A máscara do PT já caiu! Mas a cara de pau por trás da máscara, ainda não!

Há poucas semanas, Tarso disse na imprensa que NÃO EXISTE uma insegurança real, apenas a SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA provocada pela grande divulgação de crimes pela imprensa! Quer dizer, agora a culpa é da imprensa? É isso?
Essa declaração só pode ser uma piada....

Por que se não for uma piada, eu sugiro o seguinte: você cidadão, da próxima vez que você for assaltado, venha até aqui ao Palácio Piratini, procure o senhor Tarso Genro e diga pra ele que você NÃO FOI ROUBADO, mas que está com a NÍTIDA SENSAÇÃO de que é mais uma vítima da violência.
Mas deixe bem claro: É SÓ UMA SENSAÇÃO, NÃO É REAL!


Parece inacreditável ter que brigar pelo direito de se sentir acuado pelo crime, abandonado pelos órgãos de segurança pública e debochado por quem senta na cadeira de governador.

O Brasil também precisa discutir com urgência a questão do regime semiaberto, que num primeiro momento foi uma conquista dos direitos humanos, mas que já é consenso entre os especialistas que entrou em colapso e fracassou no Brasil. Hoje de cada 10 detentos do semiaberto, 6 estão foragidos e continuam cometendo crimes.

Para finalizar, quero elogiar a campanha CHEGA DE VIOLÊNCIA, lançada pela Rede Bandeirantes, através dos seus veículos de comunicação, que pretende cobrar responsabilidades das autoridades, questionar os especialistas e dar voz à população. Parabéns à Rede Bandeirantes por essa bela iniciativa, que tenho certeza, vai contribuir muito para debater essa epidemia real e chocante.

Nossas relações sociais já foram afetadas pela criminalidade e nossa liberdade tolida pelo medo. A violência, é hoje, o fio condutor que une todos os gaúchos!
Portanto, peço ao senhor Governador - que é novamente candidato – que transforme esse governo inoperante, incompetente e incoerente, em algo que o povo gaúcho realmente merece!

Muito obrigado!"


Nenhum comentário: