terça-feira, 29 de outubro de 2013

Deputado Paulo Borges exige segurança do governo

O deputado Paulo Borges subiu à tribuna esta tarde, durante sessão plenária, para exigir do governador Tarso Genro mais segurança nas ruas e para o povo.
Após a enésima onda de assaltos que abalou a capital nas últimas semanas, o parlamentar ressaltou as inúmeras solicitações por mais policiamento e segurança em Porto Alegre. Paulo Borges frisou também o aumento de 27% no número de assaltos nesse primeiro semestre, comparando-se ao mesmo período de 2012.

Acompanhe na íntegra o discurso desta tarde:




"Senhor presidente desta casa, deputado Pedro Westphalen, senhoras e senhores deputados e deputadas, senhoras e senhores da imprensa, senhoras e senhores que nos prestigiam nesta tarde aqui nas galerias e que nos assistem pela TV assembleia.

Venho mais uma vez a esta tribuna, para dizer: Chega! Basta!
Falo isso como deputado, como líder do meu partido nesta casa, como jornalista, como cidadão, como pai de família. Nós, trabalhadores, homens e mulheres de bem, não aguentamos mais tanta violência urbana, tantos assaltos, tantos roubos, tantas mortes, tantas vidas abreviadas, tantos traumas familiares. Acabou! Fim! Vamos estancar esta ferida aberta da sociedade que é a criminalidade.

Há mais de um ano, eu venho fazendo um trabalho permanente percorrendo o comércio de Porto Alegre, nas principais avenidas. Eu vou pessoalmente de loja em loja, apurar as demandas dos comerciantes e explicar a eles sobre o que estamos fazendo junto aos órgãos competentes, para resolver os problemas que eles nos relatam e pedem providencias.

Desde que comecei este trabalho contínuo, eu já estive em mais de MIL estabelecimentos comerciais conversando diretamente com os lojistas e funcionários. E posso afirmar, com toda a certeza e propriedade: TODAS AS PESSOAS, EU DISSE TODOS OS LOJISTAS, reclamam da falta de segurança pública e nos relatam casos de assaltos, roubos, furtos e arrombamentos. Dá pra ver que o medo e a insegurança fazem parte da rotina das pessoas.

Vejam as senhoras e os senhores: nos últimos dias, só em Porto Alegre, um grande supermercado foi invadido pelos bandidos no Bairro Menino Deus, espalhando o pânico entre clientes e funcionários; 

um restaurante japonês na Cidade Baixa foi assaltado;
um hotel aqui no Centro foi roubado;
Uma agencia bancária foi assaltada no bairro Azenha: 

e um outro restaurante no Centro, aqui em frente a praça dos três poderes, foi assaltado em plena luz do dia, por dois homens armados. Naquele momento, cerca de 80 pessoas almoçavam no local, e entre elas, duas assessoras do meu gabinete que também tiveram os seus pertences roubados.

E esses exemplos, não estão isolados. Dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado, mostram que o número de assaltos em Porto Alegre, cresceu 27 por cento no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. VEJAM BEM: VINTE E SETE POR CENTO!!! E essa estatística produz uma inversão de valores: o bandido está solto e o cidadão de bem é que está atrás das grades.

A população gaúcha está exposta, desprotegida, insegura e com medo! Quem pode pagar, contrata segurança privada para as suas casas e apartamentos, já devidamente protegidas com cercas elétricas, grades de ferro, alarmes e cães de guarda. E quem não pode pagar por segurança particular, mas paga altos impostos para ter a polícia na rua que é um dever do Estado, como é que ficam essas pessoas? Na verdade, ficam desprotegidas! Tarso está há mais de MIL DIAS no Piratini, mas é um Governo que não faz!

Assim como prometeu na campanha eleitoral pagar o piso do magistério, o então candidato Tarso Genro se comprometeu a integrar as polícias, aparelhar os órgãos de segurança e criar as Unidades de Polícias Pacificadoras. Mas até agora, três anos depois, só ficou na promessa. E nos mostra como é grande a distância que separa os palanques da campanha, do exercício do poder.

Para encerrar, quero aqui dizer estou PEREMPTORIAMENTE chocado com a falta de coerência do Governo do PT. Tarso Genro, não honra a sua assinatura e não cumpre as suas promessas de campanha! PORTANTO, EU PEÇO: GOVERNADOR, PARE DE “ENXUGAR GELO” E RESOLVA DE UMA VEZ POR TODAS A FRAGILIDADE DO SISTEMA DE SEGURANÇA. O SENHOR PARECE NÃO ESTAR OUVINDO O CLAMOR DO POVO GAÚCHO E BRASILEIRO NAS RUAS!!

MUITO OBRIGADO!"

Nenhum comentário: