terça-feira, 8 de outubro de 2013

Deputado Paulo Borges defende Classe Média em discurso na Assembleia Legislativa



O deputado Paulo Borges subiu à tribuna nesta tarde, durante a sessão plenária na Casa do Povo e, defendeu a classe média. Segundo o parlamentar, a mesma "é cada vez mais vítima de uma política econômica equivocada e de discursos populistas". Acompanhe abaixo o discurso na íntegra:


"Senhor presidente, senhoras e senhores deputados e deputados, senhoras senhoras da imprensa e que nos prestigiam nesta tarde aqui neste plenário, telespectadores que nos assistem neste momento pela TV Assembleia, senhoras e senhores.

Venho aqui nesta tribuna hoje fazer um desabafo em defesa da classe média brasileira que é cada vez mais vítima de uma política econômica equivocada e de discursos populistas. Vamos contextualizar:

Pode-se dizer que o governo Dilma é inovador. Criou coisas jamais vistas em nenhum outro governo. Conseguiu aprimorar o esquema do mensalão, por exemplo. E não estou falando aqui do pagamento de mesada aos deputados. Isso é antigo! É coisa do tempo da vovó!
O pulo de gato, o grande salto tecnológico foi a criação do duto entre os cofres públicos e o caixa do partido. Se o esquema do mensalão era para aliciar deputados e comprar poder político, o governo Dilma converteu esse sistema do analógico para o digital! A diferença talvez esteja na audácia e proporção.

Hoje as centrais de sucções de verbas são pulverizadas em dezenas de ministérios, esquemas de convênios com ONGs piratas e laranjas de partidos . Eu pergunto: Como ninguém pensou nisso antes???

Outra inovação do governo do PT é um Governo como projeto de Governo. Eu explico: a era Dilma não apresentou nenhum outro projeto relevante para o país. Nem o Collor, nem o Sarney e nem o Lula jamais conseguiram tal façanha. O projeto hoje é se eternizar no poder nem que para isso tenha que maquiar os números da dívida, dar uma valorizada no superavit e esconder as pegadas da inflação.

Dilma ainda não disse a que veio, mas criou uma grande vitrine eleitoral que está agora está ruindo: o Minha Casa, Minha Vida, virou o Minha Casa, Minha Dívida!!! Até agora o projeto consumiu 135 bilhões de reais para entregar 2 milhões de casas populares. Porém, dados obtidos através da Lei da Informação, mostram que o índice de inadimplência chega 20 por cento!! Vinte por cento! Esse número é dez vezes maior do que a média dos financiamentos imobiliários no país e 4 pontos mais alto que a inadimplência no pagamento de hipoteca nos Estados Unidos em 2007, que acentuou a crise americana vivida até hoje.
E advinha quem está pagando a conta para manter em pé o Minha Casa, Minha Dívida O povo brasileiro! Como disse sabiamente o ex-presidente do Branco Central, Affonso Celso Pastore: “O governo compra o eleitor à vista e obriga a sociedade a pagar à prazo.”

Outra decisão desastrosa da política econômica, é basear o crescimento econômico do Brasil unicamente no aumento de consumo. Um erro estratégico! Os especialistas econômicos sempre alertaram que esse modelo iria se esgotar. E se esgotou! A população tem um limite de capacidade de endividamento e esse limite chegou no topo. 
Então o que o governo faz, por exemplo, para essas famílias beneficiadas pelo Minha Casa, Minha Vida, que já não estão conseguindo nem pagar a prestação da casa? Oferece o programa “Minha Casa Melhor”, que é um empréstimo de 5 mil reais para a compra de móveis e eletrodomésticos!

Com as sua políticas equivocadas de governo, a presidente cria dificuldades para vender facilidades. Se a presidente Dilma quiser mesmo colocar o dinheiro do cidadão fora, seria mais barato para o Brasil se ela o jogasse pela janela!!

O país não cresce economicamente e o governo não ataca as verdadeiras causas do problema. Melhorar a infraestrutura, diminuir a pesada carga tributária? Pra quê? Por que? Isso não dá voto! Sabe o que dá voto? Reduzir o IPI para a compra de carro. Reduzir o imposto sobre a cesta básica. Isso dá voto, mas o tiro sai pela culatra. Dilma vai conseguir mais uma inovação: Entrar para a história como a presidente responsável pela volta da Inflação! A presidenta, como ela gosta de ser chamada, da Inflação!!!

E sabe como fica a classe média, que eu falei lá no início? Abandonada. Tem que pagar pela saúde em dobro, pela educação em dobro, pela segurança em dobro !

Soma-se a isso o discurso que Lula construiu muito bem contra a tal das elites brasileiras. A elite é culpada disso, a elite é culpada daquilo. Mas vamos definir o que é elite? Para a classe média brasileira, aquela que acorda cedo, trabalha de 12 horas por dia, estuda à noite, se esforça para dar uma boa educação ao filhos, tem uma casa financiada, um carro financiado, paga as contas em dia, consegue a muito custo fazer uma pequena poupança e talvez uma pequena viagem nas férias - essas pessoas quando ouvem o termo “ELITE” acham que o PT está falando do donos de bancos, grandes industriais, pessoas do mercado financeiro, etc. Até do próprio Lula, que passou de metalúrgico a membro da elite.

Mas para as pessoas das classes mais pobres, e que também ralam muito para ter uma vida digna, acham que a “Elite”, é a Classe Média!
Sim, para os pobres a ELITE é a Classe Média!!
Ou seja, não entra nessa contabilidade o quanto um ou outro trabalha, estuda e se esforça para ter uma vida melhor!

Mais uma vez é o governo do PT provando que não valoriza a meritocracia. O importante é o assistencialismo e o discurso populista.

Mas eu tenho que admitir que esse é um discurso muito inteligente, porque divide as forças da sociedade. Coloca as pessoas em lados opostos, separados. E uma sociedade dividida é uma sociedade enfraquecida, manipulável. Sendo assim, pode ser usada como massa de manobra para a perpetuação não de um projeto de governo, mas sim, de um projeto de poder!

E o Governo Tarso? Também sem saúde, sem educação e sem segurança...com uma dívida insustentável, como nunca antes na história deste país. Sendo assim, só posso concluir que o “Alinhamento das Estrelas”, está sim funcionando, só que às avessas!!


Obrigado!"


Nenhum comentário: