quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Paulo Borges presta homenagem à Loja Maçônica Centenário



Fotos: Patricia Paes


O Deputado Paulo Borges usou o período do Grande Expediente nesta quinta-feira (22), na tribuna do plenário da Assembleia Legislativa, para prestar uma homenagem à Augusta e Respeitável Loja Maçônica Centenário do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, que neste ano completou 21 anos.

A sessão comandada pelo presidente Pedro Westphalen, teve as presenças do Sr. Paulo Renato Novo Moreira, venerável mestre da loja maçônica; do Sr. José Francisco Dornelles, representando o Grão Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul; do Sr. Procurador de Justiça, Dr. Antônio Carlos de Avelar Bastos, representando o Procurador-Geral de Justiça; do Sr. Gilson de Brum, representando o Governador do Estado; e o do Sr. Bernardino Vendruscolo, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre. Além das autoridades presentes, todos os integrantes da loja homenageada comparecem à sessão plenária.

O Deputado Paulo Borges começou o seu discurso agradecendo a presença de todos e se disse honrado em ser a voz do parlamento gaúcho nesta saudação à secular irmandade maçônica que defende a virtude, a sabedoria, a justiça e a humanidade.
“A maçonaria é baseada na união fraternal e no amor à Deus, à pátria, à família e ao próximo, na busca da verdade e da evolução do mundo através da tríade Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Uma ordem universal, discreta, sem fins lucrativos, constituída por homens de todas as nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, nas quais auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para o aperfeiçoamento da sociedade humana, baseados em princípios filosóficos, morais, intelectuais e espirituais”, declarou o Deputado.

Existem no mundo aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares e 4.700 Lojas. É acessível a todos os homens independente de raça, crença, classe social ou política. Tem como missão, a prática da virtude e da caridade, confortar os infelizes, não voltar as costas à miséria, restaurar a paz de espírito aos desamparados e desesperançados, reconhecendo seus semelhantes como homens e irmãos. Combate a ignorância, a superstição, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, a dominação e os privilégios. Baseia-se num princípio Criador, com respeito a todas as religiões, e o denomina de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.
Durante a sua fala, Paulo Borges também lembrou de uma data especial para os maçons comemorada na última terça-feira, dia 20 de agosto, que foi o Dia do Maçom no Brasil. E citou alguns nomes de grandes homens ilustres que fizeram, ou fazem parte da maçonaria. São eles:

Nelson Mandela / Ludwig Vaan Beethoven / Wolfgang Amadeus Mozart/ 
Rui Babosa / Antônio Carlos Gomes / Alfredo da Rocha Viana Filho – o Pixinguinha / Prudente de Moraes / Dom Pedro Primeiro / 

Jânio Quadros / Hipólito da Costa / Floriano Peixoto / Duque de Caxias / Bento Gonçalves / José do Patrocínio / Washington Luis / Oswaldo Aranha / Casimiro de Abreu / Castro Alves / Frei Caneca / Benjamin Constant / José Bonifácio / Cornélio Pires / Barão de Rio Branco / 
Barão de Itamaracá / Hermes da Fonseca / Gaspar Martins / 
George Washington / Franklin Roosevelt / Benjamin Franklin / 
Martin Luther King / Clark Gable / Nat King Cole / Sugar Ray Robinson/ Jonh Wayne / Billy Wilder / Henry Ford / John Huston / François Voltaire/ Marc Chagall / Alexandre Dumas / Alexander Fleming / Willian Shakespeare / Michael Caine / Barão de Montesquieu / Duque de Edinburgh / Fernando Henrique Cardoso / Marechal Deodoro da Fonseca / Winston Churchill / Barak Obama, entre muitos outros nomes.


O Grande Expediente foi recebido com muita satisfação pelos representantes da Loja Centenário. O venerável mestre Paulo Renato Novo Moreira declarou:
“Paulo Borges foi muito propício, adequado e feliz nas sua palavras. Neste momento, nos entendemos que o Parlamento Gaúcho, que é a Casa do Povo, presta esta homenagem não só à nossa Loja, mas sim a todos os maçons do Rio Grande do Sul. Estamos todos muito honrados”, declarou.

Para encerrar, o Deputado citou uma mensagem que resume com perfeição o melhor do espírito maçônico:
“A sensibilidade, a coragem, a solidariedade, a bondade, o respeito, a tranquilidade, os valores, a alegria, a humildade, a fé, a felicidade, o tato, a confiança, a esperança, o agradecimento, a sabedoria, os sonhos, o arrependimento e o amor para com os outros, são premissas fundamentais para chamar os homens livre e de bons costumes. E que o grande arquiteto do universo abençoe a todos”, concluiu o Deputado.











Nenhum comentário: