terça-feira, 16 de abril de 2013

Paulo Borges cobra ação efetiva do governo do estado no combate ao crack


Deputado faz críticas ao déficit de leitos psiquiátricos para a internação



Foto: Patricia Paes


O Deputado foi à tribuna da Assembleia nesta terça-feira, cobrar uma ação efetiva do governo do Estado no combate ao crack, essa droga devastadora e letal que destrói vidas e lares todos os dias e está disseminada em todas as esferas sociais. Segundo as estatísticas, de cada dez pessoas que usam o crack pela primeira vez, 8 já ficam viciadas.

Desde o meu primeiro mandato, trabalho incansavelmente na prevenção ao uso desta droga, através de palestras e na produção de material de orientação aos pais e filhos, distribuídos gratuitamente. Agora, o que me preocupa mais ainda, é que com a internação compulsória para os dependentes químicos, o Estado não vai conseguir atender esta demanda. Se já faltam leitos para as pessoas que buscam tratamento voluntariamente, como será daqui pra frente?”, questiona o deputado.

Paulo Borges continua sua análise lembrando que durante a campanha eleitoral, o então candidato Tarso Genro, usava como argumento que ele governador e a Dilma presidente, tudo seria uma maravilha para o Rio Grande do Sul. É o que o PT chamou de “alinhamento das estrelas”. Porém, mais de dois anos depois, já deu para ver que não é bem assim. Os investimentos com relação ao combate ao vício do crack, mostram bem essa realidade.
Enquanto a prefeitura de Porto Alegre disponibiliza 549 leitos psiquiátricos na capital o governo do Estado tem apenas 1260 leitos. São apenas 1260 leitos para 496 cidades.

Por exigiram condições especiais de isolamento, os chamados leitos protegidos precisam de adaptações físicas e equipes especializadas. Só que esse clamor da sociedade que necessita que a saúde seja prioridade, não encontra eco na realidade das políticas públicas do Governo Gaúcho” conclui o deputado.




Nenhum comentário: