terça-feira, 19 de março de 2013

Paulo Borges cobra do Governador mais segurança pública

Foto:Patricia Paes

A sociedade está desprotegida, insegura, exposta e com medo”


“A população está apavorada. A sociedade gaúcha está com medo de sair às ruas. As famílias tem medo de chegar em casa à noite. Os pais buscam e levam seus filhos à escola ou contam com o apoio de transporte particular. Quem pode pagar, contrata segurança privada para as suas casas e apartamentos, já devidamente protegidas com cercas elétricas, grades de ferro, alarmes monitorados e cães de guarda. O cidadão que depende do transporte público, já entra no ônibus ou no trem sempre alerta aos perigos ou às pessoas suspeitas. Quem tem carro não anda mais com os vidros abertos. E porque tudo isso? Por que simplesmente vivemos sem segurança pública, no Estado do Rio Grande do Sul! A população está exposta, desprotegida, insegura e com medo!”
Com essa declaração Paulo Borges abriu o seu discurso nesta tarde na Tribuna da Assembleia, da onde se dirigiu diretamente ao Governador Tarso Genro. O Deputado relatou que desde o final do ano passado já visitou pessoalmente mais de 300 estabelecimentos comerciais nas principais avenidas da capital e tem ouvido o mesmo clamor: mais policiamento na rua! 

E os números confirmam esse sentimento da população. Dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública mostram que no ano de 2012, se comparado a 2011, aumentaram as ocorrências dos delitos de homicídio doloso; homicídio de trânsito; furto de veículo; roubos; latrocínio; delitos relacionados a armas, posse de entorpecentes e tráfico de drogas. Paulo Borges também lembrou da passeata pedindo mais segurança que aconteceu neste domingo, no Parque da Redenção. A “Caminhada pelo Bem” reuniu centenas de pessoas e foi organizada por familiares e amigos da universitária Lauane Custódio, de 22 anos, morta há uma semana em frente de casa, no bairro Partenon. Uma das faixas conduzidas pelos manifestantes dizia assim: “Senhor Michels, ação já!”
“Senhor governador Tarso Genro, isso é o que a sociedade espera do secretário de segurança pública, Airton Michels e, consequentemente do senhor também: Ação já e não apenas para prender, mas principalmente para evitar, para reprimir as ações criminosas. A população paga imposto e paga caro para ter polícia na rua e o Estado não entrega o que promete e o que tem obrigação de fazer. O medo produz uma inversão de valores: o bandido está solto e o cidadão de bem é que está atrás das grades”, conclui o Deputado.

Nenhum comentário: